Início Brasil Companhia inaugura laboratório na Bahia e vai ofertar testes de covid-19 via...

Companhia inaugura laboratório na Bahia e vai ofertar testes de covid-19 via drive thru

Com mais de 86 mil testes de covid-19 realizados no Pará, a Testes Moleculares, empresa de biomedicina e tecnologia do Grupo ETG, chega a Lauro de Freitas no próximo dia 10. A cidade da Região Metropolitana de Salvador (RMS) será a sede da unidade local da companhia, que contará com seu laboratório e estrutura completa de análise de testes moleculares para covid-19, a fim de atender a população em programas patrocinados por empresas. Estas poderão promover a testagem gratuita para a comunidade ou para seus colaboradores.

Segundo a assessoria da Testes Moleculares, o modelo conta com o sistema drive-thru para coleta dos testes pelas metodologias RT-PCR e sorológico (ELISA), com resultados divulgados em 24 horas por aplicativo. Os pontos de coleta dos exames serão definidos a partir dos contratos fechados com as empresas.

“Um importante diferencial é que a Testes Moleculares traz, para a Bahia, a solução completa que inclui não só a instalação para coleta dos testes, mas também o laboratório de análises, pessoal especializado, insumos, equipamentos de EPI e tecnologia de ponta, com testes automatizados, robotizados e gerenciados por Inteligência Artificial”, explica um comunicado divulgado pela companhia.

A decisão de abrir uma unidade na RMS insere-se na estratégia de expansão da Testes Moleculares em diversas regiões do País, na qual a Bahia tem uma posição de destaque. Isso porque o Estado é cotado para receber a sede do Grupo ETG – hoje localizada nos Estados Unidos – nos próximos meses.

“A situação da saúde só irá melhorar em todo o País com o apoio e a participação do setor privado, com investimentos em desenvolvimento e pesquisa e com o uso intensivo de tecnologia. E o Grupo ETG e a Testes Moleculares estão buscando contribuir para isso, levando o melhor sistema de testagem da COVID-19 às diferentes regiões do Brasil e também aportando tecnologia avançada e pessoal qualificado”, destaca Gabriel Rodrigues, CEO da Testes Moleculares e do Grupo ETG.

Em Lauro de Freitas, o laboratório da Testes Moleculares será instalado no bairro de Pitangueiras. O programa de testagem se iniciará a partir do fechamento de contratos com as empresas patrocinadoras.

“Esta pandemia é uma situação de emergência de saúde, e é fundamental que as pessoas tenham acesso a testes eficientes e de qualidade. Nosso propósito é estabelecer parcerias com as empresas da Bahia para que elas patrocinem o programa de testagem, como foi feito em Parauapebas, por meio de uma bem-sucedida parceria público-privada, pois assim será possível garantir acesso aos testes a todas as faixas da população, de forma ampla e realizar testes em massa”, explica Rodrigues.

O modelo de atuação da Testes Moleculares pode ser instalado em qualquer localidade distante ou crítica do País, suprindo a falta de estrutura da saúde pública para realização de análises in loco, sem necessidade de levar os testes para análise em outros estados e garantindo que as pessoas tenham rapidamente os resultados em mãos.

Ainda segundo a empresa, o teste PCR em tempo real é de alta sensibilidade e especificidade, e apresenta 100% de eficiência nos resultados, sem risco de falsos positivos como ocorre com o teste sorológico e o teste rápido realizado com coleta de sangue. Já o teste Elisa é um imunoensaio usado para detectar a presença de anticorpos ou antígeno para o patógeno em questão, ou seja, para avaliar a resposta imunológica do indivíduo. 

Este método é indicado para estágios mais avançados da doença, entre 09 a 10 dias após a infecção pelo vírus, pois ele não é detectado no período de janela imunológica. Ele é necessário em uma fase mais avançada da pandemia, principalmente para mapeamento epidemiológico e também para entender a permanência da resposta imunológica das pessoas a este vírus.

Sobre a Testes Moleculares
Empresa que integra o Grupo ETG, a Testes Moleculares é uma empresa de biomedicina, com perfil científico e que busca a fusão entre Saúde e Tecnologia. É a única empresa hoje com capacidade para realizar testes PCR em massa, podendo chegar até a 100 mil testes por dia, em qualquer localidade do País, com precisão de quase 100% nos resultados e entrega no mesmo dia.

Conta com um time de dezenas de especialistas da área de saúde como biologia molecular, saúde pública e infectologia, dirigidos pela Dra. Alexandra Reis, expert em estruturação e desenvolvimento de exames moleculares em laboratório de rotina, Ph.D. em vírus respiratórios pela USP e Pós Doutorada em Biologia Molecular, e que já participou de diversos projetos de saúde, públicos e privados (FINEP), e também do desenvolvimento da solução de combate à Covid-19 da empresa

Com 10 anos de atuação na área de Biomedicina, a Testes Moledulares foi incorporada pelo grupo ETG – multinacional especializada em Tecnologia e Soluções de produção, com mais de 15 anos de experiência no mercado nacional e internacional. É presidida por Gabriel Rodrigues, empreendedor especializado em Tecnologia, Pesquisa e Desenvolvimento, e também fundador do Grupo ETG.

Must Read

16 capitais têm multa para a falta de máscara; são mais de 8 mil punições aplicadas em todo o país

Uso de máscara em locais públicos é obrigatório no Brasil. Objetivo é diminuir a transmissão da Covid-19, que ocorre principalmente pelo ar. Especialista diz...

Gilberto, do BBB21, é aprovado em segundo PhD nos Estados Unidos

Doutorando em Economia, o pernambucano Gilberto Nogueira vai ter mais uma surpresa quando deixar o BBB21. O brother conquistou mais uma bolsa para PhD, na University of California, Davis. A informação...

Contar o tempo ou calorias gastas?

Foram elencadas pessoas que se alimentavam em média por 15 h por dia. Eles foram divididos em 2 grupos: um grupo que passou a...

Como reduzir gordura abdominal?

Uma pesquisa realizada pela escola de saúde pública da Universidade de Harvard resolveu estudar esses dois tipos de exercício com foco na composição corporal,...

Você sabe seu somatotipo?

Você já ouviu falar em somatotipo? O somatotipo é uma técnica de classificação corporal que dividiu a propôs a divisão em três quesitos: 1.magreza2.musculatura3.adiposidade Esse padrão...