Início Brasil Dia das Mães: shoppings montam operações de delivery e drive-thru

Dia das Mães: shoppings montam operações de delivery e drive-thru

Delivery e drive-thru são duas das grandes alternativas encontradas por comerciantes para manter seus negócios abertos durante a pandemia. Com o isolamento social, as entregas em casa estão em alta. E seis dos maiores shoppings da cidade vão entrar nessa moda para alavancar as vendas no Dia das Mães (10/5).

Os shoppings da Bahia, Itaigara, Barra, Salvador e Salvador Norte montaram um esquema que funciona assim: o cliente faz o pedido na loja que deseja em um site criado pelos estabelecimentos, marca um horário e retira o produto no estacionamento do centro de compras, no esquema de drive-thru, ou seja, nenhum consumidor desce do carro. 

O drive-thru do Shopping começou ontem. O Mall oferece três pontos de entrega no estacionamento E1, situado em frente à entrada principal do estabelecimento.

A novidade agradou ao analista de sistemas Marco Venício. Nascido em Salvador, ele se mudou para Recife no início deste ano e pela primeira vez passará o Dia das Mães longe da mamãe, dona Scheila. Ao saber da possibilidade do drive-thru, Marco montou uma megaoperação para dar um celular de presente. Encontrou o preço ideal, definiu a loja e avisou ao pai, Jorge Antônio, para fazer a retirada. 

“No cenário normal eu iria para Salvador passar o fim de semana com ela. Fico tranquilo porque sei que não ir é a opção mais segura para ela, mas ao mesmo tempo fico bem preocupado sobre como ela vai lidar com esse primeiro Dia das Mães em que não estou em casa e ela não vai me ver presencialmente”, conta Marco, que pediu para preservar seu nome verdadeiro para não estragar a surpresa

Facilidade
Barra, Salvador e Salvador Norte começam a operar  o modelo hoje. Gerente de marketing do Shopping Barra, Karina Britto afirma que o centro comercial buscou alternativas para manter as vendas desde o início das medidas de isolamento social.

“Esta ação (do Dia das Mães) tem dois grandes objetivos: preservar a saúde e o bem-estar de lojistas, colaboradores e clientes, em conformidade com os decretos dos poderes públicos, e disponibilizar uma facilidade para que as pessoas tenham acesso aos bens e serviços oferecidos pelo Shopping Barra com conforto e segurança”, disse.

O coordenador regional da Associação Brasileira de Shopping Centers (Abrasce) , Edson Piaggio, afirmou que a adoção de drive-thrus pelos shoppings  ainda é embrionária em todo o país, que conta com 511 estabelecimentos dessa natureza, sendo 21 deles  na Bahia. 

“Numa situação dessas, você tem que buscar alternativas. Já estavam liberados os deliveries e os drive-thrus. É uma experiência nova, que começou a operar no último final de semana, e  ganha  adesão na medida que os dias passam. O lojista aprende aos poucos como lidar, as questões logísticas e etc., assim como consumidor”, declarou, afirmando ainda não ter uma previsão sobre quanto os shoppings baianos irão arrecadar nesse Dia das Mães.

O caráter experimental da ideia  não é escondido por nenhum dos estabelecimentos, que procuram uma maneira de aquecer as vendas mesmo com os decretos que impõem o fechamento dos centros comerciais. Superintendente do Shopping Itaigara, André Podhorodeski diz que vai avaliar os resultados da iniciativa e, a depender do que os números apontarem, poderá mantê-la funcionando de segunda a sábado após o Dia das Mães. 

Foto: Divulgação

Como comprar
1. Shopping da Bahia

Desde o dia 29 de abril, o site do shopping tem uma página com a indicação de todas as marcas presentes no empreendimento e que têm canais de venda online, direcionando o cliente diretamente para as modalidades de e-commerce, WhatsApp e drive-thru.   

Neste último caso, o consumidor poderá fazer a compra online e a retirada do produto será realizada no Drive SDB, localizado no estacionamento I1, atrás do Edifício Capemi, das 10 às 18h a partir do dia 02/05 (sábado), com entrega agendada no formato drive thru. 

2. Salvador e Salvador Norte
Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping iniciam nesta terça (5), os serviços de drive-thru e delivery. Os empreendimentos criaram pontos nos estacionamentos para realizar as entregas do drive e as listas de lojas estarão disponíveis nos sites do Salvador Shopping e Salvador Norte.

O cliente não precisará sair do carro: um funcionário da loja vai até ele. Os profissionais estarão usando máscaras e luvas, além de realizar a higienização do item adquirido. Nas duas modalidades, o consumidor deverá realizar a compra online na sua loja favorita. 

No drive, a retirada do produto será nos pontos de drive-thru, enquanto que no delivery o produto chega em casa. O funcionamento do drive é de segunda a sábado (10h às 18h) e domingo (12h às 18h). Já para o delivery, cada loja definirá seus horários.

3. Shopping Itaigara
O Itaigara disponibilizará em seu site e redes sociais a relação das lojas participantes e os canais de vendas – sites, aplicativos, WhatsApp, Instagram, Facebook, entre outros. A partir da segunda-feira, dia 4, o serviço de entrega funcionará das 10h às 18h no estacionamento em frente ao shopping (E1).

4. Shopping Barra
A partir da terça-feira (5), o cliente pode fazer suas compras. Nos canais digitais do Barra (site e redes sociais), os consumidores poderão conferir as marcas do Shopping Barra que disponibilizam o serviço. Ao clicar no ícone da loja, o cliente será direcionado para o site (e-commerce) ou contato de WhatsApp da loja escolhida, no qual fará a compra on-line do produto (escolha dos itens e pagamento). Em seguida, o cliente irá ao shopping em dia, horário agendado com o vendedor para fazer a retirada da mercadoria. A retirada será um espaço disponibilizado no estacionamento G1, que funcionará das 9h às 18h, de terça a domingo. Clique aqui para ir até o site.

* Com supervisão da subeditora Clarissa Pacheco

Must Read

16 capitais têm multa para a falta de máscara; são mais de 8 mil punições aplicadas em todo o país

Uso de máscara em locais públicos é obrigatório no Brasil. Objetivo é diminuir a transmissão da Covid-19, que ocorre principalmente pelo ar. Especialista diz...

Gilberto, do BBB21, é aprovado em segundo PhD nos Estados Unidos

Doutorando em Economia, o pernambucano Gilberto Nogueira vai ter mais uma surpresa quando deixar o BBB21. O brother conquistou mais uma bolsa para PhD, na University of California, Davis. A informação...

Contar o tempo ou calorias gastas?

Foram elencadas pessoas que se alimentavam em média por 15 h por dia. Eles foram divididos em 2 grupos: um grupo que passou a...

Como reduzir gordura abdominal?

Uma pesquisa realizada pela escola de saúde pública da Universidade de Harvard resolveu estudar esses dois tipos de exercício com foco na composição corporal,...

Você sabe seu somatotipo?

Você já ouviu falar em somatotipo? O somatotipo é uma técnica de classificação corporal que dividiu a propôs a divisão em três quesitos: 1.magreza2.musculatura3.adiposidade Esse padrão...